Formação Acadêmica
Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ com Doutorado Sanduíche no Instituto de Ciência Política (Otto-Suhr-Institut für Politikwissenschaft) da Freie Universität Berlin – FUB, na linha de pesquisa: Sociedade e Poder com tese doutoral sobre II Guerra Mundial, Guerra Cultural, Operações Psicológicas, Propaganda e Intolerância Religiosa; Mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, na linha de pesquisa: Discurso e Poder com dissertação sobre Técnicas de Tortura, Inquisição, Perseguição Religiosa, Narrativas e Análise do Discurso. Bacharel em Letras Português-Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com Iniciação Científica na área de Linguística Aplicada e Estudos Medievais. Na Fundação Planetário do Rio de Janeiro cursou extensão em Astronomia de Posição e Identificação do Céu e a extensão em Teoria e Prática da Arqueoastronomia.

Atividades Profissionais
É Coordenador na Linha de Defesa do Núcleo de Estudos Estratégicos em Defesa e Segurança do Departamento de Física da Universidade de São Carlos (NEEDS-DF-UFSCar),  Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NIEJ-UFRJ), Editor-Executivo da Revista Martin Buber de Estudos Judaicos da UFRJ. É professor de Lingüística Forense da Pós-Graduação em Psicologia Forense da Universidade Santa Úrsula. É ainda editor-chefe da Editora Alpheratz e editor-executivo da Revista Outsider, publicada pela mesma editora. 

Produção Científica
Desenvolve pesquisas e atua profissionalmente  nas seguintes temáticas:  Comunicação Estratégica, Guerra Cibernética e Guerra Eletrônica, Defesa Cibernética de Infraestruturas Críticas, Inteligência Cibernética: Operações Psicológicas e Operações de Informação e Desinformação em meios digitais, Linguística Forense e Análise do Discurso, Conflitos no Oriente Médio e conflitos internacionais. Tem resultados de suas pesquisas publicados em periódicos científicos de altos estratos, como a revista “Defense Strategic Communications” do Centro de Excelência em Comunicação Estratégica da OTAN. Realiza com frequência palestras e comunicações em instituições como a Escola de Guerra Naval, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Universidade da Força Aérea, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade de São Paulo, Instituto INFNET entre outros. 

Formação e Atividades Artísticas
No âmbito artístico, cursou o programa de Fundamentação Artística em Artes Visuais na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, sendo aprovado com sucesso em seus três segmentos: Estudos do Plano, Estudos do Espaço e Teoria da Arte, sendo premiado, posteriormente, com bolsa para os cursos Arte como Conhecimento, com o artista plástico Franz Manata e Escultura com o artista plástico João Carlos Goldberg na mesma instituição. Foi aluno da Escola Nacional de Belas-Artes da UFRJ, cursando as disciplinas História da Arte e Desenho Artístico. Estudou retrato e técnicas de pintura no atelier do artista plástico Geraldo Aguiar. Como artista plástico, recebeu medalhas de ouro e prata em diversos Salões de Artes Plásticas. No cenário musical, foi aluno da Escola Nacional de Música da UFRJ, onde estudou cravo com o cravista Marcelo Fagerlande, tendo, durante a infância, estudado piano, flauta transversa, violino e canto lírico. Atuou como músico em orquestras como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Petrobras Sinfônica, Companhia Bachiana Brasileira entre outras, tendo se apresentado em importantes palcos como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sala Cecília Meireles e no Projeto Aquarius e tendo participado de gravações de concertos em CD, DVD e em concertos televisados junto a essas orquestras. Atuou como cantor lírico em óperas como Fausto de Gounod, La Traviata de Verdi, Gianni Schicchi de Puccini, Medeia de Cherubini, Orfeu e Eurídice de Gluck, Il Pirata de Bellini e A Filha do Regimento de Donizetti entre outras.